Profº Zeferino Vaz

Você sabe alguma coisa sobre este Professor tão conhecido?

Hoje a cidade de Campinas possui mais de dez instituições superiores de ensino, o que faz dela uma das principais cidades do país quando o assunto é Ensino Superior.
Entre as universidades que temos por aqui, uma das mais destacadas é a UNICAMP, que é reconhecida como uma das melhores do Brasil, tanto em nosso país como no exterior.
O texto a seguir foi retirado do site da Unicamp (www.unicamp.br),  conta um pouco da história do Professor Zeferino Vaz, que foi seu fundador e primeiro Reitor.

Zeferino Vaz (Gestão 21-12-1966/15/4/1978) nasceu em São Paulo, Capital,  no dia  27 de maio de 1908. Cursou o primário e o secundário no Liceu Salesiano Coração de Jesus e no Ginásio Osvaldo Cruz. Graduou-se e doutorou-se em Medicina pela USP, respectivamente em 1931 e 1932. Especializou-se em Parasitologia e Doenças Parasitárias, Biologia Geral e Genética e Zoologia Geral.
Zeferino foi nomeado por concurso para o cargo de professor catedrático de Zoologia Médica e Parasitologia na Faculdade de Medicina Veterinária da USP, onde exerceu o cargo de diretor (1936-1947). Foi também secretário de Estado da Saúde Pública e Assistência Social (1963), diretor-fundador da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (1951-1964), primeiro presidente do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo (1964-1965) e reitor da Universidade de Brasília (1964-1965). Em 1965 foi designado presidente da Comissão Organizadora da Unicamp, tendo assumido em 21 de dezembro de 1966 sua Reitoria, posto no qual permaneceu até 1978, quando se aposentou compulsoriamente aos 70 anos. Continuou, entretanto, na presidência da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp) até 1981, quando morreu vítima de problemas coronarianos.  
O período de 12 anos em que esteve à frente da universidade foi considerado como o de sua instalação. Seguindo a sua ideologia de que para funcionar uma universidade precisava primeiro de homens, segundo de homens, terceiro de homens, depois bibliotecas, depois equipamento e finalmente edifícios, o professor Zeferino preocupou-se primeiramente com a contratação de pessoas capazes intelectualmente e com impulso de transmitirem conhecimento. Convidou cientistas brasileiros que atuavam nos Estados Unidos e na Europa e trouxe também professores estrangeiros.  
Não descuidou, porém, dos outros itens, pois dedicou-se a construir o campus universitário em meio ao canavial que constituía o terreno a ele dedicado e, em 1968, inaugurou nele o primeiro edifício.  
Ao final de sua gestão a Unicamp contava com sete institutos, seis faculdades, dois colégios técnicos e dez unidades de serviço; cursos de graduação, de pós-graduação, de especialização e aperfeiçoamento e de extensão. 
Na vida acadêmica participou de vários congressos científicos, destacando-se como convidado da Quarta Conferência Internacional de Educação em Washington. Publicou 65 trabalhos de investigação científica, no campo da Parasitologia (Helmintologia), em revistas americanas, inglesas, francesas e brasileiras.
Viu??? Gostou? Pode compartilhar! 

E tem mais: Pode ser que você conheça uma crítica ou uma opinião diferente a respeito do Professor Zeferino Vaz e sua atuação como Educador. Divulgue isso aqui no Blog!

Ah! Esquecemos de mostrar o Professor Zeferino pra você! Olha ele aqui: 






2 comentários:

  1. Gostei, e acho importante lembrar que o prof. Zeferino Vaz foi o primeiro reitor INTERVENTOR da ditadura na Universidade de Brasília (UnB), em 1964. Há um livro intitulado "O Mandarim - História da Infância da Unicamp", de Eustáquio Gomes, que narra o legado de Zeferino Vaz na Unicamp. De estilo jornalístico, utiliza documentos internos e depoimentos como fontes de pesquisa. É interessante pois mostra "sem retoques" as suas ações (algumas questionáveis e polêmicas) como reitor, numa época conturbada: os "anos de chumbo" da ditadura.

    ResponderExcluir
  2. Mandou bem a Profa. Marina, hein! Só pra vc alun@ saber, um Reitor é o maior dirigente de uma Universidade. Geralmente eles são escolhidos democraticamente pela comunidade universitária, mas um reitor INTERVENTOR é aquele que é IMPOSTO pelo Governo ou outro poder, desconsiderando a vontade da comunidade. universitária.
    Fiquei curioso e fui procurar informações sobre o livro. Olha só o que eu encontrei: http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/fevereiro2006/ju313pag6-7.html
    O livro está publicado no site, vc pode ler. VIU?

    ResponderExcluir